Varandim do Paiva

_DSC5463br

Varandim do Paiva, é um passadiço de madeira com 8 kms contruido ao longo das margens do rio Paiva entre a ponte de Espiunca e a praia do Areinho, abarcando assim a área conhecida como ‘a garganta do Paiva’.

O percurso faz-se sob uma estrutura em madeira de pinho tratado, ancorada em ferro no maciço rochoso e permite o usufruto de zonas antes praticamente inacessíveis ao homem, algumas das quais 150 metros acima do nível da água. Outras estão tão próximas da água que dá para ver os peixes.

A rocha que delimita o circuito demonstra-o: se de um lado o passadiço se apresenta como uma varanda sobre o rio, com beiral em madeira, do outro a proteção é oferecida pela própria parede de rocha, revestida por vegetação intensa de várias tonalidades. Natureza em estado praticamente intocado.

Está cheia de espécies diferentes e proporciona várias paisagens ao longo do ano, consoante as estações.

O passadiço sobre as águas do Rio Paiva também integra troços em degraus, algumas parcelas em terra firme, áreas de estadia e uma bancada para demonstrações de caiaque.

Ao longo do percurso encontram-se painéis explicativos e informativos quanto a referências naturais como a cascata da Aguieira e os rápidos mais fortes do rio, como o chamado ‘Rápido Grande’, de 100 metros de extensão em corrente acelerada, e o ‘Rápido das Marmitas’, de 50 metros.

FICHA TÉCNICA
Ponto de encontro para quem sai de Mortágua na AventurisMobil (estacionamento Intermarché): 07h15

Ponto de encontro no local de início: (zona de recreio e lazer de Espiunca): 09h30

Duração da caminhada:
Distância: 16 km (Ida e volta)
Tipologia: Linear
Dificuldade: Média
Início e final de percurso: Espiunca

Preço p/pax: 15€ (Acompanhamento por guia, seguro de acidentes pessoais e o IVA).

RECOMENDAÇÕES E CONSELHOS PRÁTICOS: Para esta actividade são necessários calçado confortável (de preferência botas de montanha ou desportivo), calças, restante vestuário adaptado à estação do ano e às previsões meteorológicas.

Protector solar (em altitude, a exposição solar e os ultra-violetas são mais intensos). Levar água (pelo menos 1L) e lanche individual constituído, entre outros, por sandes, fruta ou barras energéticas.

Mais informações ou inscrição através do email: geral@aventuris.com.pt

Comentários Fechados.


~